nome.png
Mosaico 01.png
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Saúde: Saiba a importância e os cuidados do treino em casa durante a quarentena

Em tempos de pandemia o trabalho em home office passou a ser utilizado em diversas áreas e com os profissionais de educação física não esta sendo diferente, ainda mais com academias fechadas por conta do decreto anunciado pelo prefeito ACM Neto, como forma de evitar aglomerações e consequentemente a disseminação do novo coronavírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade elevada por semana para adultos. Essa iniciativa da OMS é para ajudar as pessoas a saírem do sedentarismo, com isso foi  criada uma guia (shorturl.at/qFHIL) de atividades que podem ser executadas em casa.

Mas para manter os hábitos saudáveis incluindo atividade física é uma tarefa difícil, principalmente longe do profissional. A preguiça, falta de estímulo, rotina desregulada e o medo de não conseguir obter resultados treinando em casa são algumas das objeções citadas pelo personal Jonatas Jesus Santos. "Elas criam resistência para começar ou dar continuidade as atividades" informou o professor.

Não houve muita dificuldade para o Jonatas Santos adequar seu trabalho em casa, ele é feito através de consultorias online que inclui o uso de aplicativo para vídeo chamada e planejamento de treino, redes sociais para publicar o avanço dos alunos e gerar incentivo aos que querem começar. " Sou um profissional de saúde e tenho um papel importante nesse difícil que vivemos" disse o personal.

Os exercícios mais utilizados pelos seus alunos são agachamentos, afundo e flexão de braço (apoio), que trabalham diversos grupos musculares, esses geram maior gasto calórico. Ele ainda destacou os benefícios que seu trabalho esta proporcionando na quarentena. " A prática de atividade física melhora o sistema imunológico, auxilia na saúde mental dos praticantes, atuando na diminuição da ansiedade e melhora o tônus muscular" acrescentou.


Foto: Arquivo Pessoal


Existem diferenças entre os treinos em casa e os que são feitos na academia, começando pela falta de aparelhos e a sobrecarga necessária para gerar tensão muscular ideal para alcançar objetivos e atingir grupos musculares distintos. Não saber como fazer o exercício dificulta aplicação de intensidade adequada nos treinos em casa. Por isso é importante a ajuda do profissional, pois o conhecimento técnico torna a atividade segura, eficiente e diminui os riscos de lesões.

"Não reproduzam tudo que a internet mostra, muitas pessoas estão seguindo o exemplo de blogueiras, ao se tratar de exercícios físicos e é preciso ter um conhecimento específico para prescrever treinos" alertou o educador.


#paposaude #mosaicoesportivo #treinoemcasa #quarentena #saudemosaico #home #fiqueemcasa #treinoemcasa #oms

0 comentário